Aftas o que fazer?

Aftas são pequenas úlceras rasas que aparecem na cavidade oral, geralmente dolorosas,  que aparecem na superfície da mucosa bucal, língua, lábio interno,  bochecha,  céu da boca, raramente na região da garganta; desaparece sem qualquer tratamento cerca de 10 a 14 dias após o aparecimento, sem deixar qualquer marca ou cicatriz. 
######### 
IMPORTANTE: É preciso procurar um Cirurgião Dentista caso não desapareça em três semanas.
#######
As Aftas são ovais, normalmente brancas (ou levemente amareladas), têm bordas avermelhadas e costumam medir aproximadamente 1 cm de diâmetro.
Ainda não são conhecidas suas causas, pois existem outras patologias que se desenvolvem na cavidade bucal, nos tecidos da língua, bochecha, lábios e gengiva que apresentam aspectos iniciais bastante semelhantes. 
#########
Algumas possíveis causas para o aparecimento da lesão podem ser: alimentos mais condimentados, frutas cítricas/ácidas, estresse, mudanças hormonais nos ciclos da mulher, carência de vitamina B12, traumas mecânicos por pontas pontiagudas, escovas dentais, queimaduras por alimentos sólidos ou líquidos, predisposição genética familiar, refluxos estomacais, ansiedade, uso de alguns medicamentos, substâncias que queimam, vírus e bactérias. 
Aparecem em qualquer idade e com mais frequência no sexo feminino. É importante diferenciar a lesão da afta da lesão provocada pelo herpes, pois são bem diferentes. 
######
Outras lesões sugestivas de aftas também ocorrem por restaurações fraturadas, bordas cortantes dos dentes, dentes cariados, próteses mal adaptadas, mordidas acidentais, hábito de sucção do lábio e língua.
####
Se houver muita dor pode-se recorrer a tratamentos sintomáticos, como os bochechos com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, assim como à aplicação de pomadas para uso oral (orabase) com analgésicos. Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de anti-inflamatórios sistêmicos (como os corticoides) ou medicamentos para reduzir a acidez estomacal.

Comentários

Mensagens populares