Amamentação e Saúde Bucal
AMAMENTAÇÃO E SAÚDE BUCAL
![]() |
Amamentando Bento com 1 ano e 1mês. |
A amamentação é muito importante para um bom desenvolvimento da região bucal.
Durante a sucção do leite, há estímulo para o e bebê respirar pelo nariz e também exercitar e desenvolver a musculatura da boca e da face, resultando em um crescimento harmônico de toda a face, favorecendo a correta dentição e o posicionamento da língua.
É importante lembrar dos cuidados com a higiene bucal da criança. Diariamente, mesmo que os primeiros dentes ainda não apareçam, deve ser realizada uma limpeza na gengiva e língua da criança através de uma gaze umedecida , ou fralda de pano limpa, após cada mamada. Dessa forma, você evita o acúmulo do leite nos cantinhos da boca do bebê e garante que os dentes de leite nasçam mais fortes e saudáveis e começa, também, a criar o hábito de higienização oral para o bebê. Adote a escova de dente adequada quando os dentinhos surgirem.
POSSÍVEIS PROBLEMAS DECORRENTES DA FALTA DE AMAMENTAÇÃO
Problemas podem surgir quando não ocorre a amamentação ou quando o bebê não foi amamentado sequer por 3 meses. Principalmente se os pais usam e abusam de mamadeiras e chupetas.
Dentre eles os respiradores bucais. Eles possuem a boca sempre seca, impedindo que a saliva realize sua função de limpar os dentes e gengivas, além dos problemas com amigdalite e adenóides hipertróficas. Existem inclusive uma menor prevalência de problemas de oclusão, como mordida aberta e sobremordida, em crianças que foram amamentadas no mínimo 6 meses.
Comentários
Enviar um comentário